Como o Sol produz energia?

2 anos ago

Existe uma razão para que o Planeta Terra seja o único lugar do sistema solar conhecido onde se é capaz de se haver. Os cientistas acreditam que possa haver formas de vida microbiana ou seres aquáticos vivos debaixo das superfícies geladas de Europa e Enceladus, satélites de Júpiter e Saturno. Entretanto, a Terra continua sendo o único lugar capaz de proporcionar as condições adequadas para a vida existir.

Uma das razões para isso, é por conta da Terra estar em uma zona, no qual chamamos de “Zona Habitável do Sol. Isto significa que, o nosso planeta está em um ponto do espaço (nem muito perto, nem muito longe) para receber a energia abundante do Sol, o que inclui a luz e calor, que é essencial provida de reações químicas. Mas como é que o nosso Sol produz esta energia? Quais processos estão envolvidos, e como essa energia chega até nós aqui no planeta Terra?

A resposta para esta pergunta é muito simples: o Sol, como todas as outras estrelas, é capaz de criar energia porque o que ocorre nela é o que chamamos de fusão nuclear.

A fim de entender melhor este processo que ocorre dentro do Sol, o Projeto Ciência e Astronomia, que tem o objetivo de difundir o conhecimento da Ciência de maneira didática e acessível, preparou um vídeo explicando melhor sobre este processo do Sol:

 

Comments

Leave a Comment

Menu Title