BATMAN: Desenhos e filmes animados

2 anos ago
8277 Views

Existe uma regra oculta (e polêmica) sobre os filmes da Marvel e da DC: a primeira sabe fazer bem as tramas com pessoas reais e a segunda é excelente em produzir animações.

E aqui estão cinco exemplos disso. Batman tem encarnações marcantes na tela grande (exceto por Batman Eternamente e Batman & Robin…), mas suas contrapartes animadas não fazem feio. Vamos à lista:


1) Batman do Futuro – O Retorno do Coringa

O Batman do Futuro é um novo herói, treinado pelo velho Bruce Wayne. Porém, o Coringa ressurge, sem marcas de envelhecimento. A trama gira em torno de descobrir quem é mesmo o vilão e detê-lo, antes que seja tarde demais para Gotham.

A animação e os personagens são muito cativantes e este é uma das melhores animações da lista (embora a explicação do mistério seja um pouco… forçada).


2) Batman Contra o Capuz Vermelho

O Capuz Vermelho é um inimigo que possui conexões diretas com Bruce Wayne, embora esse ainda não saiba. O herói e Asa Noturna (o primeiro Robin) tentam deter o vilão e descobrir esse mistério.

O filme tem cenas de ação empolgantes e a trama retrata um arco clássico de Batman nos quadrinhos.


3) Liga da Justiça – A Nova Fronteira

Não é um filme só do Batman, boa parte dos heróis da DC aparecem por aqui. Baseado na minissérie de mesmo nome das HQs, A Nova Fronteira acerta em mostrar o início da dinâmica dos heróis mais poderosos deste universo.

O estilo retrô e a trama são bons motivos para baixar… quer dizer, alugar o filme.


4) Liga da Justiça: A Legião do Mal

Batman, sempre com um plano para tudo, possui algumas ideias para derrotar seus amigos da Liga da Justiça (caso algum deles decida se tornar um vilão). Só que esses planos são roubados e, um a um, a Liga vai se desfazendo.

Baseado em um arco dos quadrinhos, a animação tem uma das tramas mais bem trabalhadas da lista e as cenas de ação mais empolgantes.

5) Batman: O Cavaleiro das Trevas (Parte 1 e 2)

A versão animada da clássica graphic novel do morcego é sensacional. Capta o estilo brutal e pós-apocalíptico de Gotham, com um Batman idoso forçado a voltar à ativa e gangues dominando a cidade.

Por ser bem fiel à HQ, a história está dividida em dois volumes, com a épica luta final entre o herói e Superman. Uma adaptação perfeita e impecável.


Desenho Animado

Batman: The Animated Series (muitas vezes abreviado Batman: TAS), é uma série de animação baseada no super-herói da DC Comics Batman. Foi aclamada pela crítica: venceu quatro prêmios Emmy, indicado para seis pessoas. É conhecida por ser a primeira a se passar no que se convencionou chamar DC Animated Universe, ou Universo Animado DC. Foi produzido pela Warner Bros. Animation.

O estilo visual da série é baseado no trabalho artístico do produtor Bruce Timm. A série original foi exibida na FOX americana a partir de 5 de setembro de 1992, encerrando-se em 15 de setembro de 19954 5 . Quando a primeira temporada da série foi exibida, não havia sido colocado “propositalmente” o título na tela, mas oficialmente a série foi chamada de Batman: The Animated Series, seguindo os nomes usados nos anúncios promocionais.

Ao longo dos últimos capítulos, a série foi renomeada para As Aventuras de Batman e Robin (no original The Adventures of Batman and Robin). Vale notar que o título As aventuras de Batman e Robin foi originalmente usado nos desenhos animados de 1969-1970, criado pela Filmation e que foram ao ar na CBS.

O sucesso da série original atingiu grandes proporções, levando a que fossem criadas outras baseadas nos conceitos estabelecidos dessa primeira série. De 1997 a 1999 surgiu a série The New Batman Adventures, também conhecido como Batman: Gotham Knights, com a ampliação do elenco de heróis: foram incluídos Batgirl e Asa Noturna, além de um novo Robin. Os episódios foram exibidos juntamente com novos capítulos de Superman: The Animated Series, conhecido em português como As Novas Aventuras de Batman e Superman (The New Batman/Superman Adventures)6. Algumas vezes, os enredos dos episódios de As Novas Aventuras de Batman foram combinados com os de Batman: The Animated Series usando-se a mesma seqüência introdutória. Isso levou a que muitas fontes listass como sendo uma única, quando são duas.

Durante anos, o departamento de animação da Warner Bros foi reconhecido apenas pelos desenhos dos Looney Tunes e de seus derivados, tais como a série Tiny Toon Adventures. A série do Batman, que foi a primeira tentativa de se fazer um grande desenho animado, conseguiria um sucesso inesperado e levou a que se fossem iniciadas outras adaptações animadas de personagens da DC Comics.

Comments

Leave a Comment

Menu Title